sábado, 6 de fevereiro de 2010

Adoração de fevereiro - 2010

Comunidade de Nossa Senhora de Fátima

Adoração ao Santíssimo Sacramento - 05/02/2010

Dir.: Estamos hoje aqui aos vossos pés, Senhor, para nos oferecermos por inteiro, juntamente com todos as atividades que fazemos em nosso cotidiano, para que o Senhor nos conduza de acordo com a vossa vontade. Invocamos a Santíssima Trindade com o sinal que nos identifica como cristãos:

Todos: Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Leitor: Senhor, queremos hoje louvar-vos e adorar-vos porque só vós sois o nosso Deus, o único Deus e somos teus filhos. Queremos estar em contato, em harmonia, em diálogo, louvando e agradecendo pelo seu amor que nos salvou. Adoremos o Senhor em espírito e verdade, entreguemos em vossas mãos o que somos e o que faremos.

Todos: Eu vos adoro, meu Deus e vos amo de todo o coração. Agradeço-vos por me terdes criado, feito cristão e ofereço-vos as minhas ações e fazei que sejam todas, segundo vossa santa vontade, para a maior glória vossa.

Dir.: Senhor, dá-nos a sabedoria que julga do alto e vê longe. Dá-nos o espírito que omite o insignificante em favor do essencial. Ensina-nos a acalmarmo-nos diante da luta e dos obstáculos e a prosseguir na fé, sem agitação, o caminho traçado por Ti. Dá-nos uma atividade serena que abrace a totalidade com uma visão unitária. Ajuda-nos a aceitar a crítica e a contradição. Faze que saibamos evitar a desordem e a dispersão. Que amemos todas as coisas juntamente contigo. Ó Deus, fonte do ser, une-nos a Ti e a tudo que converge para a alegria e a eternidade.

Todos: Amém!

CANTO : 571 -Eu navegarei

Dir.: A partir de agora, Jesus Eucarístico vai ser trazido pelo Ministro para o centro do altar para que se torne, também , o centro de nossas vidas. De joelhos O adoremos, elevando a nossa oração como um pedido de perdão.

CANTO: 730 - Renova-me, Senhor

MESC: Graças e louvores se dêem a todo o momento!

Todos: Ao Santíssimo e digníssimo sacramento!

(Momento em pode haver oração espontânea.)

Leitor: Quero hoje, Senhor, renovar a minha esperança, a coragem de viver e a alegria de servir.

Todos: Eu espero, meu Deus, com firme confiança, que, pêlos merecimentos de meu Senhor Jesus Cristo, me dareis a salvação eterna e as graças necessárias para consegui-la, porque vos sois sumamente bom e poderoso.

Dir.: Felizes os que não te viram e creram em Ti.

Leitor: Felizes os que não contemplaram teu semblante e confessaram tua divindade.

Dir.: Felizes os que, lendo o evangelho, reconheceram em Ti Aquele a quem esperavam

Leitor: Felizes os que, no segredo de seus corações, escutaram tua voz e responderam.

Dir.: Felizes os que, animados pelo desejo de tocar Deus, encontraram-Te no mistério.

Leitor: Felizes os que no momento de escuridão, aderiram mais fortemente a tua luz.

Dir.: Felizes os que desconcertados pela provação mantém sua confiança em Ti.

Leitor: Felizes os que, tendo a impressão de que estás ausente, continuam a crer em tua proximidade.

Todos: Felizes os que não te viram, mas vivem a firme esperança de te ver um dia. Amém!

Dir.: O Aclamemos o Evangelho que será proclamado agora.

CANTO: 366 – Eu vim para escutar

MESC: Leitura do Evangelho (Lc 10, 38-42)

Dir.:Ó Cristo, para poder servir-te melhor, dá-me um coração generoso. Um grande coração para minha vida, que opte por aquilo que me leva para cima e não pelo que me desvia para baixo. Grande em meu trabalho: vendo nele não uma posição, mas a missão que me confias. Grande no sofrimento: verdadeiro soldado de minha cruz, verdadeiro Cireneu para a cruz dos outros. Grande no mundo: compreensivo com suas fragilidades, mas imune às suas máximas. Grande com os homens: leal para com todos, mas atento principalmente para com os pequenos e humildes. Um coração grande para comigo mesmo: nunca centrado em mim, sempre apoiado em Ti. E, principalmente, um coração grande para contigo, ó Meu Senhor, feliz de servir-te e servir a meus irmãos, todos os dias de minha vida.

Todos: Amém!

Leitor: Em Fátima, Nossa Senhora apareceu aos pequenos e desacreditados. É preciso levar a mensagem celestial mesmo que as pessoas com quem nos deparamos não queiram conhecê-la. A oração e a penitência são itens indispensáveis a quem quer seguir na escola de Maria.

CANTO: 177 - Maria de Nazaré

Dir.: Maria é mãe de todas as vocações eclesiais. Confiantes em sua interseção, rezamos juntos a Oração Vocacional:

Todos: Senhor da Messe e Pastor do rebanho,/ faze ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: "Vem e Segue-me"!/ Derrama sobre nós o teu Espírito,/ que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho/ e generosidade para seguir tua voz./ Senhor, que a Messe não se perca por falta de operários./ Desperta nossas comunidades para a Missão./ Ensina nossa vida a ser serviço. /Fortalece os que desejam dedicar-se ao Reino/ na diversidade dos ministérios e carismas./ Senhor, que o Rebanho não pereça por falta de Pastores./ Sustenta a fidelidade de nossos bispos,/ padres, diáconos, religiosos, religiosas e ministros leigos e leigas./ Dá perseverança a todos os seminaristas, vocacionados e vocacionadas./ Desperta o coração de nossos jovens/ para o ministério pastoral em tua Igreja. /Senhor da Messe e Pastor do Rebanho,/ chama-nos para o serviço de teu povo./ Maria, Mãe da Igreja,/ modelo dos servidores do Evangelho,/ ajuda-nos a responder SIM. Amém.

Leitor: Senhor, Tu conheces todo o nosso interior. Faz brotar dentro de nós uma sempre crescente vontade de servir ao próximo. Sonda-nos, Senhor, para que aprendamos a fazer o bem que quereis que façamos.

CANTO: 958 - Sonda-me

Leitor: Olhando uma flor acariciada pelo sol

Todos: Nós vos louvamos, Senhor!

Leitor: Pela alegria e pelo sorriso,

Todos: Nós vos louvamos, Senhor!

Leitor: Pelo esplendor de vossa pureza,

Todos: Nós vos louvamos, Senhor!

Leitor: Entusiasmando-nos por tudo aquilo que é belo e bom,

Todos: Nós vos louvamos, Senhor!

Leitor: Alargando o nosso amor aos outros,

Todos: Nós vos louvamos, Senhor!

Leitor: Olhando o mundo com os vossos olhos,

Todos: Nós vos louvamos, Senhor!

CANTO: 42impossível

Dir.: Jesus Cristo, Senhor e irmão nosso, põe um cadeado na porta de nosso coração para não pensar mal de ninguém, não julgar precipitadamente, não sentir mal, para não supor, nem interpretar mal, para não invadir o santuário sagrado das intenções. Senhor Jesus, laço unificante de nossa fraternidade. Põe um selo de silêncio em nossa boca para fechar a passagem a toda murmuração ou comentário desfavorável, para guardar ciosamente até o túmulo as confidências que recebemos ou as irregularidades que observamos, sabendo que a primeira e mais concreta maneira de amar é guardar silêncio. Semeia em nossas entranhas fibras de delicadeza. Dá-nos um espírito de alta cortesia para reverenciar-nos uns aos outros como o faríamos contigo mesmo. E dá-nos, ao mesmo tempo, a exata sabedoria para juntar convenientemente essa cortesia com a confiança fraterna.

Todos: Senhor Jesus Cristo, dá-nos a graça de respeitar-nos. Assim seja!

CANTO: 569 - Só em Ti viver

Dir.: Nos coloquemos de joelhos por mais alguns instantes e façamos juntas a oração de entrega ao Senhor.

Todos: Pai, em tuas mãos eu me entrego. Faze de mim o que quiseres. Por tudo que fizeres de mim, eu te agradeço. Estou disposto a tudo, aceito tudo, contanto que tua vontade seja feita em mim e em todas as tuas criaturas. Não desejo mais nada, meu Deus. Ponho minha alma em tuas mãos, entrego-a a Ti, meu Deus, com todo o ardor de meu coração porque te amo, e é para mim uma necessidade de amor dar-me, entregar-me, em tuas mãos, sem medida, com infinita confiança, porque Tu és meu Pai. Amém!

CANTO: 715 – Podes reinar

(Segue o Rito de Comunhão próprio das celebrações de Adoração ao Santíssimo Sacramento.)

Dir.: Jesus está entre nós. Chegou a hora em que vamos receber o Seu Corpo Santo.

CANTO: 507 - Estás entre nós

Avisos

Bênção final

Canto de despedida


Obs.: Para preparar esta celebração utilizei como fonte modelo publicado no site Catequisar http://www.catequisar.com.br/ que sempre é util para quem se dedica a uma atividade pastoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário